
Um relacionamento saudável é aquele em que as pessoas se apoiam mutuamente, se respeitam, se compreendem, se valorizam e se comunicam de forma clara e aberta. É um relacionamento em que as pessoas podem expressar seus sentimentos, dificuldades e aspirações sem medo, e onde há espaço para a diversidade de opiniões.
Em geral, para desenvolver um relacionamento saudável, é importante comunicar-se honestamente e abertamente, demonstrar respeito, compreensão e compaixão pelos sentimentos do outro e praticar a gentileza e a generosidade. Acima de tudo, é importante trabalharem juntos para construir um vínculo de confiança e fazer com que o relacionamento seja uma fonte de suporte para ambos.
Entretanto, às vezes as pessoas acabam sabotando o próprio relacionamento por diversos motivos. A autossabotagem no relacionamento é quando uma pessoa, consciente ou inconscientemente, compromete seu relacionamento com atitudes negativas, como raiva, comportamento manipulador, insegurança, ciúmes excessivo, entre outros. É importante reconhecer e trabalhar esses sentimentos para que não causem danos ao relacionamento.
Alguns pontos são fundamentais para que relacionamentos bons não sejam sabotados, seguem algumas dicas para desenvolver isso:
1º Saiba conversar Isso envolve se interessar pelo que o outro diz, dar espaço para a sua fala e conseguir expor o que você pensa e sente de maneira assertiva.
2º Evite o pessimismo Os pessimistas tendem a se concentrar nos aspectos negativos da vida em geral. Essa atitude mental negativa antecipa um resultado indesejável de uma determinada situação, o que acaba trazendo um peso para a relação.
3º Saiba se posicionar É importante que você saiba tomar partido nas suas relações: diga o que gosta e não gosta, quais são os seus limites e expectativas, além de incentivar que o parceiro também faça isso.

4º Faça um acordo Independente se vocês estão só ficando ou já em um relacionamento sério, um acordo cai bem para todos: definam o que é aceito ou não e quais são os limites e intenções de cada um. Assim, mesmo sem um relacionamento sério, você evita algumas dores de cabeça.
5° Trate o medo da rejeição Esse fator pode aparecer de muitas formas: seja impedindo que você evolua no relacionamento por medo ou fazendo com que você aceite qualquer coisa para que não seja abandonado. A psicoterapia é muito indicada para tratar a raiz dessa questão.
6º Não guarde rancores se você fica constantemente incomodado com as coisas que seu parceiro faz e parece que não consegue se livrar dessa raiva, fique atento: isso pode levar a uma comunicação inadequada e a raiva e brigas intermináveis, o que pode prejudicar muito qualquer parceria.
Caso você esteja sofrendo com os seus relacionamentos, estamos aqui para ajudar você a encontrar o tratamento de que necessita. Por favor, não hesite em entrar em contato conosco para obter informações sobre o tipo de terapia que pode ajudá-lo. Estamos aqui para lhe oferecer o apoio necessário para que possa se recuperar e melhorar o seu relacionamento.
Posts recentes

Meu nome é Alexia Lopes Ribeiro
Sou psicóloga clínica (Psicóloga Online) CRP 09/16286, graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, e meu trabalho é te ajudar a superar obstáculos que você possa estar enfrentando em sua vida, melhorando a sua autoestima, seu relacionamento, qualidade de vida e saúde mental.