A dependência emocional é um vício. Depender afetivamente da pessoa amada é uma maneira de oferecer tudo que você tem ao outro como uma garantia de que , dessa forma, você não será abandonado.
Mas será que é preciso terminar o relacionamento para, assim, se livrar da dependência emocional?
A resposta é: NÃO. Você não precisa se desapaixonar para conseguir ser independente emocionalmente. É possível se desapegar e ser mais independente emocionalmente mesmo sem terminar o relacionamento.
A dependência emocional pode ser trabalhada e superada dentro de um relacionamento saudável, com a abertura e o apoio mútuo de ambos os envolvidos. No entanto, às vezes, terminar o relacionamento pode ser uma estratégia útil para que as pessoas se sintam mais confortáveis na busca de autonomia emocional.
É importante ter em mente que cada relacionamento é único, e que somente você conhece melhor os seus próprios objetivos e necessidades. É importante discutir essas questões com alguém de confiança para que você possa tomar a melhor decisão para você.
Essa forma de dependência tem raiz em uma diversidade de fatores, o que torna esse incômodo emocional complexo e de difícil superação sem a ajuda psicológica adequada.
Ela pode se originar por fatores como: medo de errar e de ser rejeitado, temor de ficar sozinho, infância superprotegida ou ser consequência de alguma situação traumática, entre outras questões.
A pessoa dependente costuma ter baixa autoestima e pouco apreço por si mesma. Ela corre atrás de outros indivíduos para preencher o vazio emocional dentro dela.
Para conseguir se livrar da dependência emocional de uma vez por todas, é fundamental investigar as origens desse apego extremo:
- É uma experiência ruim do passado?
- Um relacionamento afetivo que não deu certo?
- Um trauma de infância?
- Falta de expressões de amor dos pais e familiares?
- Foi uma superproteção recebida na infância?
- É uma insegurança consigo mesmo?
- É porque você acredita que não merece um amor digno?
Isso implica em confrontar lembranças e medos desconfortáveis. O enfrentamento não é feito de um dia para o outro e nem em um único mês de terapia. É um processo longo de introspecção e construção do amor-próprio, que requer a superação de limitações emocionais.
Estamos aqui para ajudar você a encontrar o tratamento de que necessita. Se você está enfrentando problemas relacionados à dependência emocional, nós temos recursos para ajudar. Por favor, não hesite em entrar em contato conosco para obter informações sobre o tipo de terapia que pode ajudá-lo. Estamos aqui para lhe oferecer o apoio necessário para que possa se recuperar.
Posts recentes
Meu nome é Alexia Lopes Ribeiro
Sou psicóloga clínica (Psicóloga Online) CRP 09/16286, graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, e meu trabalho é te ajudar a superar obstáculos que você possa estar enfrentando em sua vida, melhorando a sua autoestima, seu relacionamento, qualidade de vida e saúde mental.
Bom tenho 15 anos e namoro atualmente sou uma depende emocional e quero mudar mas sinto que não consigo tem como recuperar o amor “perdido ” ?